top of page

Vamos falar sobre espuma floral?

A espuma floral é um pedaço comprimido de plástico pensados para servir de base para arranjos de hastes presas, teoricamente oferecendo mais controle e facilidade na montagem de arranjos. Qual é o grande problema desse material?



A espuma floral tem como composição fenol, polímeros de formaldeído, surfactantes e agentes umectantes: todos os componentes são altamente tóxicos não apenas aos seres humanos mas ao meio ambiente também, além de juntos constituírem basicamente um bloco de plástico.

Seus compostos, além de tóxicos, formam combinações de dificílima degradação - contribuindo diretamente para a poluição do meio ambiente, que pode se acentuar a partir da forma de descarte.


Embora a espuma floral tem sido usada por décadas pela indústria floral, estudos científicos são unânimes quanto ao caráter prejudicial e nocivo desses itens de decoração. Para isso, floristas e profissionais da área interessados numa transição que inclua materiais menos agressivos à natureza têm promovido alternativas como arames, telas de galinheiro, musgos, entre outras opções mais ecologicamente viáveis.

Um grande exemplo dessa transformação pôde ser visto no casamento do príncipe Harry e Meghan Markle, que contou com um enorme arco de flores construído inteiramente a partir de um pedestal de madeira, com pequenos vasos com água atados. E já que falamos daquele que é considerado o casamento real mais importante do século, percebemos que é possível (e necessário) manter a beleza e a proposta de qualquer evento utilizando de meios ecológicos e de materiais sustentáveis.

26 visualizações0 comentário
bottom of page