O que são plantas variegatas?
Atualizado: 15 de fev.
Como são feitas as modificações das plantas que as transformam em variegatas?

Os cientistas sugerem que o processo de variegação das plantas se trata de uma medida adaptativa da espécie. Isso pode ajudá-las a parecerem menos comestíveis, ou mais venenosas, além de poderem se camuflar e evitar de serem comidas por alguns herbívoros da natureza - seus predadores.
Entretanto, hoje em dia essa evolução é considerada decorativa sendo reproduzida e acentuada de maneira sintética - em laboratórios - através de criação híbrida pelos produtores. O termo utilizado para essas criações é "cultivars", que podem ser interpretados como raças de pets. São variações que nós provavelmente não encontraríamos na natureza mas são muito comuns em ambientes indoors.
"Como posso distinguir a variegação natural e a sintética?"
Existem algumas regras de taxonomia para escrever o nome das espécies. Vamos ver um exemplo com planta liríope muscari, com o nome popular Barba-de-Serpente.
Liríope muscari
O primeiro nome deve ser sempre escrito com a inicial maiúscula, e a segunda - que diz respeito à espécie - deve ser escrito inteiramente minúsculo e em itálico.
Para saber se a uma planta variegata possui essa versão naturalmente ou se é sintética, basta observar a nomenclatura utilizada. As variegatas naturais devem ser nomeadas com o termo "Variegata", e as sintéticas serão nomeadas com o mesmo termo em itálico e com todas as letras minúsculas.
Afinal, como isso acontece? A variegação é simplesmente uma variação química nas células das plantas, impedindo que a sua clorofila (o pigmento botânico) seja produzida uniformemente, assim, tendo variações na sua estampa. O resultado são manchas brancas, amarelas ou em tonalidades mais claras de verde.

É preciso cuidar mais atentamente dessas plantas transmutadas, já que menos clorofila significa menos capacidade de absorção da luz do sol. Assim, convém priorizá-las ao sol na hora de posicioná-las na sua casa!
Além disso, embora essa adaptação evolutiva tenha acontecido e beneficiado as plantas contra os predadores, elas são, sim, suscetíveis a algumas pequenas pragas, tanto quanto as suas versões normais. Então fique sempre de olho nas suas folhas e faça o uso de inseticida, se necessário.