O que fazer durante o inverno?
Atualizado: 15 de fev.

O inverno começou mais cedo no Brasi neste ano, mas oficialmente hoje. Dia 21 de Junho ocorre o solstício de inverno aqui no hemisfério sul, isso significa que, neste dia, há a noite mais longa de todo o ano. E, a partir da data, além de mais gelados, os dias tendem a ser mais curtos e as noites mais longas.
Eu, pessoalmente, não gosto muito do clima frio. Como uma boa brasileira, e amante das plantas, tenho uma tendência a preferir o tropical, um clima mais equilibrado e um tempo mais solar.
Mas ainda assim, há algumas coisas que podemos destacar para fazer no Inverno, esse período que irá nos acompanhar até o dia 22 de Setembro.
1. Mantenha as plantas por perto
Sou suspeita pra falar, mas essa é a dica que mais faz sentido pra mim! Durante o inverno, a gente tende a se fechar mais, sair menos, ter menos contato com a natureza, fechar nossas janelas, pegar menos sol... tudo isso é super prejudicial quando fazemos todos os dias.
Já falamos sobre a SAD no Instagram, a Seasonal Affective Disorder ou depressão sazonal: trata-se de uma desordem que acontece no nosso cérebro em tempos e climas mais amenos, nos deixando mais deprimidos.
As plantas de interior podem nos ajudar a combater essas sensações de depressão e ansiedade, não nos isentando, é claro, de procurar ajuda de profissionais como psiquiatras e psicólogos.
Diversas pesquisas mostram que para além da questão estética, ter plantas dentro de casa ajuda na purificação do ar (elas liberam oxigênio e retiram o dióxido de carbono do nosso ambiente - fazendo o oposto do que nós, seres humanos, fazemos) e eliminam toxinas prejudiciais à nossa saúde. Também, podem ajudar na concentração e produtividade (os estudos estimam que aumentam em cerca de 15%!). Enfim, os benefícios são inúmeros.
2. Vá ao parque
Complementando o item anterior, é interessante combatermos a nossa tendência de querer ficar apenas em locais fechados. Coloque sua roupa de frio e vá dar uma volta nos parques, a sensação de bem estar vem quase que na mesma hora quando andamos ao ar livre e prestamos atenção à natureza que tem ao nosso redor.
Em São Paulo, um dos parques mais arborizados e legais para quem gosta de plantas é o Burle Marx, que fica no bairro do Panamby. O parque foi projetado pelo paisagista Burle Marx.
A própria história do parque é bem legal! Foi construído onde antes era a Chácara Tangará (que fica ao lado do Palácio e devia fazer parte dele, também).
Não apenas Burle Marx, como também Oscar Niemeyer, foram contratados para enfeitar o que seria uma mansão de luxo. O desenrolar dessa história você pode encontrar no próprio site do parque ou nos informativos que ficam nele, explicando a botânica do local e outros detalhes interessantíssimos.

3. Conheça novos lugares
Não deixe de conhecer novos lugares por conta do frio! Um lugar bastante legal para quem quer aproveitar uma boa comida e um lugar aconchegante é o Botanikafé, especialmente a unidade do Jardins tem uma proposta bastante arborizada e cheia de plantas legais, pendentes e um ambiente bem aberto, aproveitando ao máximo a luz natural do dia.

Além dessa, indicações mais clássicas como o Jardim Botânico de São Paulo, parques como o Villa-Lobos (que tem bastante espaço para se exercitar, ler, andar de bicicleta etc) e o Horto Florestal, também são válidas.