Jardim da Leve: Remoção de Erva Daninha
Atualizado: 17 de jun.
Como remover espécies invasoras ou plantas espontâneas da forma natural?

Erva daninha é o nome dado a uma espécie que se desenvolva de forma silvestre (com potencial para formação de matagal) num cultivo controlado. Dentro dessa categoria de plantas, existem diversas espécies, como a Avena fatua e a Cirsium arvense.
As espécies, especificamente, não são necessariamente maléficas. O que acontece é que, mal situadas, as ervas daninhas competem com a vegetação que estamos intencionalmente cultivando - deixando para ela menos espaço, luz, água e nutrientes para se desenvolver.
Existem diversas abordagens possíveis para lidar com as ervas daninhas, entre elas a técnica de cobrir a vegetação com uma lona com o objetivo de privá-la de luz natural e impedir o seu desenvolvimento. Essa técnica, entretanto, leva bastante tempo (pelo menos 2 meses) e a constante retirada da lona para não afetar as demais plantas. Além disso, a depender da área em que se pretende erradicar as ervas daninhas, pode ser bastante custosa também.
Em ambiente doméstico, a eliminação manual é a mais comum, podendo contar ou não com a ajuda de ferramentas como enxada, forquilha e ancinho. Pode ser um método trabalhoso, mas é relativamente eficaz. O importante é garantir que as plantas invasoras serão arrancadas desde a raiz, para erradicá-la de fato.
Porém o uso de herbicidas caseiros, uma opção de agricultura mais sustentável, deve ser considerado, também. Além de combater os infestantes, pode também colaborar para o enriquecimento do solo.
1. Uma possibilidade é regar as ervas daninhas com água quente, mas tenha muito (muito, mesmo!) cuidado para não regar as demais vegetações, intencionais. Isso as prejudicaria bastante!
2. Se as ervas daninhas forem jovens, recém crescidas na sua agricultura, o vinagre pode ser a sua solução. Aplique a solução de uma xícara de chá para 3 litros de água nas ervas daninhas para enfraquecê-las - se a sua área não for muito grande, adeque a proporção de água e vinagre.
3. Através de uma espécie de cobertura vegetal, cubra o solo onde estão as ervas daninhas com uma camada de farinha de milho - que irá impedir as espécies invasoras de germinarem.