Espécies de plantas para o Verão
Atualizado: 15 de fev.
O Verão chegou no dia 21 de Dezembro e muitas plantas de Sol Pleno protagonizam na estação!
Dizemos que a planta é de sol pleno quando, para o seu bom desenvolvimento, a planta requer mais de 4 horas de sol ou luz direta - considerando que a luz do sol é forte. Não necessariamente todas as horas ininterruptas, a luminosidade pode ser fracionada durante o tempo em que ela estiver presente.
Considerando uma intensidade média (a mais corriqueira) de luz do sol, podemos considerar as seguintes informações:

Fizemos também uma seleção de quais são as plantas de sol mais legais para quem está pensando em adquirir nesse verão!
Azaleia

O prefeito de São Paulo entre os anos de 1986 e 1988, Janio Quadros, decretou que as flores da azaleia seriam símbolos da cidade metropolitana. Já no continente asiático, de onde é originária, ela representa feminilidade e elegância, além de um símbolo da "alegria de amar".
Muitos paisagistas classificam as azaléias como arbusto, o que não está incorreto. Mas, mais especificamente, a azaléias é um rododendro. Um tipo de espécie arbustiva que pode chegar a até 1 metro de altura e desenvolvem inflorescência que se restringem a uma flor por talo.
Iluminação: Não toleram luz direta nem vento por muito tempo, sendo classificadas como espécies de meia-sombra
Rega: Podem ser mais espaçadas, de 2 a 3 vezes por semana
Ideal para: Jardins
Strelitzia

A Strelitzia é uma planta de sol pleno que possui inflorescência durante o ano todo mas, pela origem tropical herdada da Africa do Sul, se destaca principalmente no Verão. Sendo resistente a ventos e salinidade, pode e é muito utilizada também para o paisagismo de localidades litorâneas.
Iluminação: Sol pleno ou meia-sombra
Rega: A rega deve ocorrer após a drenagem quase completa do solo. Regar dia sim e dia não com bastante água, deixando-a drenar antes da próxima rega
Ideal para: Jardins e casa de praia/campo
Costela-de-Adão

Uma das plantas mais procuradas de todos os tempos e que não sai de moda, a Costela-de-Adão ou Monstera faz um apelo tropical difícil de resistir.
Ela é bastante resistente, entusiasta mor de sol pleno e de crescimento acelerado - o que inclusive leva os jardineiros a recomendar replantio a cada 1 ou 2 anos. Muito utilizada para paisagismo de jardins mas não decepciona em nada na decoração indoor.
Iluminação: Sol pleno e meia-sombra
Rega: De duas a três vezes na semana, tomando cuidado para esperar o solo drenar. Em baixas temperaturas, pode ser regada uma vez por semana
Ideal para: Jardins e em vasos para decoração de interiores
Alpínia

Um clássico do paisagismo do litoral paulistano, a alpínia é uma planta caracterizada como arbusto tropical e com flores perenes - de grande durabilidade. Suas inflorescências são utilizadas inclusive como flor de corte em arranjos tropicais.
Também referida como um tipo de gengibre vermelho, a alpínia pede pouca manutenção além da poda.
Iluminação: Sol pleno e meia-sombra
Rega: O solo deve ser mantido sempre úmido mas não encharcado. Podendo ser regada da mesma forma que uma Monstera
Ideal para: Jardins