top of page

Como as plantas podem aumentar a sua produtividade

Atualizado: 15 de fev.

Pesquisas científicas confirmam consistentemente que plantas podem diminuir o estresse e consequentemente aumentar a produtividade no ambiente de trabalho.



A US Study é uma ONG americana que realiza estudos e implementa projetos ligados a sustentabilidade relacionada ao ramo imobiliário. Um estudo muito conhecida do meio, realizada em 2011 por eles, analisou os prejuízos para os seres humanos de estarem expostos - na maior parte de seus dias - a locais tão pouco arborizados e desprovidos de luz natural. Principalmente nas cidades grandes, essas condições atreladas à má qualidade do ar, contribuem para a ocorrência dos chamados "sick days" que na maioria das vezes estão ligados à crises alérgias e gripe.


À época dessa pesquisa, ainda não era precisa a relação entre natureza e produtividade. Hoje, entretanto, as pesquisas são mais consistentes: alguns anos depois, um jornal de experimentos psicológicos monitorou, por alguns meses consecutivos, dois grandes escritórios no Reino Unido e outro na Europa para analisar a qualidade do ar, concentração/produtividade e nível satisfação no local de trabalho.


Embora já houvessem outras pesquisas que apontassem nessa direção, os pesquisadores foram os primeiros a examinar através de monitoramento em escritórios de verdade, mostrando benefícios ao longo do tempo. A pesquisa confrontou diretamente a ideia amplamente aceita na filosofia corporativa de que uma mesa contendo apenas computadores e papeis seria mais produtiva.


Os pesquisadores sugeriram que, provavelmente, os aumento em 15% da produtividade se dava ao fato de que nós, seres humanos, entendemos como pacífico um local cercado de natureza - afinal, geralmente é para onde viajamos quando queremos relaxar e descansar. A ideia de ter plantas em escritórios ajuda com que os funcionários se sintam mais fisicamente, cognitivamente e emocionalmente envolvidos com suas tarefas.


Maron Nieuwenhuis, da Cardiff University, questiona a arquitetura rígida, cinza e opaca que temos adotado nos ambientes corporativos e da ideia de que esta ajudaria os colaboradores a focarem mais. No fim, o que ela provoca é uma sensação de aprisionamento ou até ansiedade, não havendo pesquisas conclusivas indicando que essa seria - de fato - a estética mais adequada para esse tipo de ambiente.


"Nós sabemos, por estudos prévios, que plantas podem diminuir estresse psicológico, aumentar a atenção e o bem-estar. Mas esta pesquisa conclui os benefícios com estudos de longo prazo em uma situação de vida real. As empresas têm repensado a arquitetura cinza de seus escritórios, não apenas pensando na questão estética, como também na saúde mental dos trabalhadores e o dispêndio de gastos relacionados à saúde das suas organizações".


Fonte: https://psycnet.apa.org/record/2014-30837-001

15 visualizações0 comentário
bottom of page