top of page

Agave Geminiflora

Nativa de regiões semiáridas do México, a Agave Geminiflora ou Agave Palito, tem aspecto pontiagudo e seu uso paisagístico é ornamental. Saiba mais sobre essa grande amante de sol!

Sendo uma espécie de suculenta, sua capacidade de armazenar água é bastante otimizada. O acúmulo de água se dá tanto nas raízes quanto nas folhas - o que confere uma boa reserva para os períodos de estiagem, aos quais estão bastante adaptadas e evidenciam sua aversão às temperaturas mais baixas.


O cultivo é determinante a partir da iluminação solar - quanto mais melhor. O solo precisa ser arenoso, simulando condições áridas. A adubação também não requer tanto rigor, sendo suficientes de uma a duas vezes por ano. Convém ressaltar que a fertilização é dispensável, contudo, responde muito bem a adubos líquidos do tipo NPK 10-10-10 (que devem ser aplicados sempre na primavera ou no verão). Ainda que o seu crescimento seja considerado lento, a Agave Palito pode ultrapassar de 1 metro, tanto verticalmente quanto horizontalmente.


Devido a facilidade de cultivo, é bastante utilizada em projetos de paisagismo por destacar esteticamente jardins que se adequem à proposta desértica. Além das vantagens de manutenção, a planta possui também um aspecto ornamental legitimado pelas folhas verde-escuras, longínquas e com detalhes de filamentos brancos que margeiam as suas folhas. Os filamentos fibrosos podem ser crespos, curtos, compridos e/ou ondulados, a depender da espécie da Agave.


Embora seu caule não seja aparente, notadamente curto e rastejante (do tipo rizomatosa - de crescimento horizontal), geralmente é implantada em localidades do jardins com pouca circulação de pessoas uma vez que as suas folhas são pontiagudas e com extremidades consideradas levemente espinhosas.

Uma curiosidade bastante peculiar da Agave diz respeito à sua florescência restrita, o que a categoriza como uma espécie monocárpica: ela floresce uma única vez e próxima ao término do seu ciclo de vida, perecendo logo em seguida. Sua flor pode chegar a até 4 metros de comprimento e emerge do centro da planta, surgindo a partir do seu décimo ano de vida.


Ainda restou alguma dúvida ou gostaria de incluir esta planta que dificilmente passará despercebida no seu jardim? Sinta-se livre para entrar em contato conosco! Será um enorme prazer ajudar!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page